Tendo em conta as numerosas publicações sobre o assunto, o trabalho em equipa não parece ser evidente. De facto, é muito fácil constatar isso no dia a dia: temos muitas vezes a impressão de que estamos a fazer um esforço, de que estamos a assumir a responsabilidade, mesmo quando vemos que alguns grupos estão a progredir gradualmente. Mas é preciso reunir certas condições. Para além da construção da equipa e da definição do âmbito de ação, a convergência para um objetivo comum depende muito da atitude de cada um.
INTERACÇÕES DE TRABALHO EM EQUIPA
PORQUÊ UTILIZÁ-LO?
Objetivo :
Desenvolver atitudes que favoreçam o trabalho em equipa e, sobretudo, a convergência para o objetivo desejado.
Contexto :
Sempre que uma tarefa, decisão ou projeto exija trabalho de equipa, envolvendo principalmente pessoas com áreas de especialização complementares.
COMO É QUE O UTILIZO?
Termos e condições :
- Interacções de trabalho em equipa.
Com base no diagrama ao lado, podemos ver que é a reflexão individual e as discussões em grupo que levam à consciencialização das diferenças individuais, à compreensão partilhada e à convergência, e encorajam uma melhor comunicação e negociação cooperativa.
- Cinco perguntas de reflexão.
- Que experiência trago para esta equipa? Em termos de conhecimentos especializados, mas também de competências transversais? Estou preparado para receber e dar feedback?
- Que preconceitos tenho sobre o trabalho que vamos fazer ou sobre as pessoas da equipa? Estou preparado para discutir diferentes pontos de vista?
- Que resultados espero do grupo? Serei responsável pelas diferentes contribuições?
- Que resultados espero para mim próprio? Reconhecimento dos meus pares, uma nova experiência para o meu currículo, outra coisa qualquer?
- Quais são os meus receios? Que não me ouçam, que outra pessoa se aproprie das minhas ideias e contribuições, que não cheguemos a lado nenhum?
- A composição da equipa.
Cada membro da equipa deve contribuir para o objetivo comum. Para o conseguir, assegurará que todos, pelo menos no seio da equipa, cultivem uma atitude de respeito e de não julgamento, de convergência para o objetivo coletivo, com uma contribuição efectiva.
Metodologia e aconselhamento :
Estes princípios podem ser complementados pelos “Cinco Grandes” do trabalho em equipa (Universidade da Florida Central):
- Liderança, em que uma pessoa assume a coordenação e a metodologia e define o âmbito de ação da equipa;
- Controlo mútuo do desempenho, em que cada membro presta atenção aos outros e assegura a coerência global, reorientando tudo o que se afasta do objetivo;
- Capacidades de apoio, em caso de falha de um membro, assumindo o controlo temporário ou permanente, por exemplo;
- Adaptabilidade, caso o grupo ou a metodologia se alterem no decurso do trabalho, para que não haja desvios ou fragmentação;
Um enfoque coletivo no indivíduo, com o desenvolvimento pessoal a tornar-se uma consequência do trabalho coletivo.